2.16.2005

CHRISTA SOMMERER & LAURENT MIGNONNEAU: CRIATURAS INTERACTIVAS

Christa Sommerer e Laurent Mignonneau passaram por Lisboa para assistirem à inauguração do «Ciberfestival'96 -- Imagens do Futuro», onde está exposta «Interactive Plant Growing», a primeira obra interactiva da dupla. Christa viajou no dia seguinte para Madrid, acompanhando «A-Volve», em exibição na feira de arte ARCO, enquanto Laurent regressava a Quioto, Japão, país onde hoje trabalham, no ATR -- acrónimo de Advanced Telecommunication Research -- no departamento conhecido por Human Information Processing Research Laboratories.

Como já foi aqui referido, «Interactive Plant Growing» é uma das peças mais interessantes de todas as expostas no Forum Telecom até 17 de Março. Conhecia-a há dois anos em Montecarlo, durante o Imagina, e o que surpreende é o «interfacing» com o programa (que desenha plantas num ecrã) ser feito através de um conjunto de plantas reais plantadas em vasos. Uma grande diferença em relação ao banal teclado, substituindo a pressão digital das teclas por uma verdadeira exploração táctil. «A-Volve» vai um pouco mais longe: permite criar criaturas virtuais num espaço real (um aquário), criaturas essas que interactuam entre si (por exemplo: uma espécie pode tornar-se predadora de outra) levando a que os utilizadores (que se encontram ligados à forma de vida artificial que criaram) também o façam.

O trabalho destes dois artistas deixa implícito o ecletismo da sua formação. Em resumo: Christa Sommerer é austríaca e estudou botânica na Universidade de Viena. Mais tarde tirou um mestrado de arte (escultura). Laurent Mignonneau nasceu na capital da banda-desenhada, Angouléme, onde terminou vários mestrados de arte que incluíram formação em vídeo e infografia. Em 1992 conheceram-se em Franqueforte, no Institut fur Neue Medien. Juntos, passaram então pelo Electronic Visualisation Lab de Chicago e pelo NCSA -- o National Center for Supercomputing Applications, onde Andressen inventou o Mosaic.

Segue transcrição de uma breve conversa de café, com os dois autores.


Christa Sommerer
-- «Foi em Franqueforte, quando conheci o Laurent, que me surgiu, pela primeira vez, a ideia da interconexão entre as duas áreas que tinha estudado: a escultura e a botânica. Estávamos a estudar com Peter Weibel, e o Laurent fez os interfaces para o "Interactive Plant Growing", que foi o nosso primeiro projecto.»

Laurent Mignonneau -- «A dificuldade foi escrever o programa para que funcionasse em real time. Fizémos ainda uma segunda instalação, intitulada «Anthroposcope», em que as plantas cresciam ao ritmo da batida cardíaca.»

CS -- «Em seguida estivémos um ano e meio em Chicago e no NCSA, onde desenvolvemos o «A-Volve», que foi apresentado na Siggraph, em Orlando.»

LM -- «A vida artificial em «A-Volve» é muito mais complexa: as criaturas, conforme a sua forma e volume, emitem sons, tornam-se predadores ou caça, e quando acumulam energia suficiente podem mesmo reproduzir-se sexualmente.»

CS -- «O que nos interessa é a interconexão entre o artificial e o humano, a fronteira entre o real e o virtual. As criaturas só existem se tu as criares, antes disso, o ecosistema está morto. Nesse sentido, és tu que dás uma personalidade às coisas, elas são uma interpretação de ti próprio.»

LM -- «Grande parte do interesse da arte interactiva é quase nada ser pré-decidido pelo artista. No «A-Volve», por exemplo, tudo vai mudando ao mesmo tempo que as pessoas mudam, que se tornam mais familiares com as premissas do sistema. É daí, aliás, que vem o nome (evolve=evoluir).»

CS -- «O nosso novo projecto -- em que estamos a trabalhar no Japão -- consiste na linkagem de dois sites de modo a que os utilizadores possam interactuar a meio caminho, num espaço virtual e tridimensional. A diferença, por assim dizer, do que já possa existir, é que aqui esse espaço não é pré-determinado. Ele desenvolve-se à medida que interactuas com ele; são as tuas decisões que desenham o ambiente. A comunicação é não-verbal, e acreditamos que possa dar origem a coisas muito interessantes entre pessoas que se descobrem de um modo completamente novo.»

Este projecto, para já intitulado «MIC Exploration Space», será apresentado em Nova Orleãs, em Agosto, na Siggraph deste ano.

Homepage de Christa e Laurent

Life Spacies II

A-Volve

Interactive Plant Growing


0 Comments:

Post a Comment

<< Home